Translate

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Porque os cristãos fracassam?

O vaidoso é soberbo e a soberba é o caminho para o fracasso. Vamos colocar os versículos de modo positivo:
"A humildade precede a prosperidade e a singeleza do espírito; a ascensão." (Pv 16.18 invertido)
"O homem humilde gosta de quem o corrige; ele sempre pede conselhos aos sábios." (Pv 15.12 invertido)
Para prosperar e ter uma vida cristã frutífera e segura é preciso haver humildade, que se manifesta na busca por irmãos mais velhos que corrijam e forneçam conselhos sábios.
Não será esta a causa do fracasso e dos escândalos causados por cristãos e muitos líderes? Por que caem em tentação? O que acontece que muitos não crescem, continuam como meninos na fé, mesmo depois de vários anos junto ao Corpo de Cristo? Por que algumas pessoas, que têm potencial, não avançam, não progridem, não vingam? Por que será que hoje, um número tão expressivo de líderes cedem à tentação e fracassam? O que está faltando hoje?
Mentoria. 
Paternidade espiritual. 
Discipulado.
Ou qualquer outro nome que você queira dar a um relacionamento em que um irmão conta com outro mais experiente para ajudá-lo e servi-lo.

Quem é o seu mentor? Quem é o seu pai (mãe) espiritual? De quem você é discípulo? Eu sou da linha do pastor Abe Huber, que considero um mentor, através de seus livros e DVDs. Sabe qual é o segredo do sucesso desta visão? Discipulado um a um. É muito importante que que haja sempre na igreja um ministrando sobre o outro. Um cuidando do outro. Um sendo parceiro espiritual do outro. Um pastor, um evangelista, um presbítero, um diácono, ou um membro que não está debaixo de um cuidado de mentoria ou discipulado não irá longe, não crescerá, não progredirá, não florescerá e caminhará solto. 
Uma vida não discipulada não é vivida com responsabilidade. Uma vida não supervisionada não é vivida com segurança. 
Você presta contas a alguém? Você faz isto com freqüência semanal, ou mesmo quinzenal? Pode ser até mensal. Alguém lhe pergunta sobre a sua vida financeira, seu ministério e vida familiar? Existe algum irmão (ou irmã no caso das mulheres) que ressalte a importância da vida devocional, que lhe pergunte sobre o tempo que você tira com Deus, em oração solitária, ou ainda quer saber como você lê a Bíblia devocionalmente. Quem o confronta?
Não importa a posição eclesiástica do cristão. Seja o pastor sênior, o mais antigo, ou mesmo o cristão mais novinho, que se converteu ontem. Todos precisam da mentoria, da paternidade espiritual, caso contrário, problemas sérios se apresentarão, mais cedo ou mais tarde. Lembre-se de que:
O homem vaidoso não gosta de quem o corrige; ele nunca pede conselhos aos sábios. (Pv 15.12 NTLH)
Lembre-se ainda que a humildade precede a honra. Não fique sem ajuda, busque um mentor, hoje mesmo.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

O estado da passividade


Você já deve ter ouvido algo como: "Você precisa estudar / trabalhar / exercitar-se / ir à igreja / arrumar seu quarto" e ter respondido: "Mas não estou com vontade!" Muitas pessoas, mesmo aquelas que crêem em Deus, são tão passivas em sua maneira de viver que a meta ausência de vontade é tudo de que elas precisam para impedí-las de fazer o que deveriam fazer. Elas vão à igreja quando sentem vontade. Elas louvam a Deus somente quando as emoções estão em alta. Elas dão algum tempo ou dinheiro para ajudar alguém somente quando estão se sentindo generosas.
 Efésios 4:27 alerta que não devemos dar "lugar ao diabo", mas muitas pessoas não percebem esta verdade vital: um espaço vazio é um lugar.
Em outras palavras, uma mente passiva é como uma fortaleza desguarnecida. O inimigo pode facilmente invadi-la e vencer a batalha por sua mente. Satanás não precisa, necessariamente que sua mente seja corrompida e cheia de pensamentos ruins, motivações impuras e mentiras. Uma mente preguiçosa e desocupada já o satisfaz.
Por exemplo, uma pessoa pode dizer a si mesma:" Estou agindo muito bem. Não penso coisas ruins sobre os outros e não critico ninguém, e assim eu me protejo." O problema com esse tipo de pensamento é que existem os pecados agressivos, pecados de ação, e existem  os pecados passivos, pecados de omissão. Palavras duras e odiosas têm estragado muitos relacionamentos, mas casamentos e amizades também têm sido destruídos pelo silêncio frio, ou seja palavras amáveis e saudáveis que nunca foram pronunciadas. Se você tem uma tendência à passividade, tome a iniciativa. Tome uma atitude. 
Não fique simplesmente esperando que as coisas melhorem por si mesmas ou à medida que você amadurece. Tome decisões. Assuma compromissos. Planeje-se a evitar o pecado. Se você quer desfrutar a boa vida que Deus planejou para você, mantenha sua mente concentrada em boas coisas. Não deixe pensamentos prejudiciais rastejarem para sua mente e nem brinque com eles se surgirem.
Se você verdadeiramente deseja vitória sobre seus problemas, deve ter uma atitude, não apenas um desejo. Seja ativo, não passivo. Você agirá da forma certa quando pensar da forma certa. Não seja passivo em sua mente. Comece a escolher pensamentos certos imediatamente.

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

De Terráqueo para Terráqueo - Davi Lago


 




Por Davi Lago

Sobre Big Brother Brasil, A Fazenda e afins
Conseguiram unir o inútil ao desagradável.

Sobre a vida
Não tenha medo de sua vida acabar, tenha medo dela nunca começar.

Sobre falar
Sua língua não pode ir à frente do seu pensamento. É bom ficar quieto. Sem silêncio as palavras perdem o sentido.

Sobre filmes que ainda não foram feitos
Imagine uma luta entre a Estátua da Liberdade e o Godzilla!

Sobre a feiura
Minha tia-avó diz: “Se feiura doesse muitos estariam gritando”.

Sobre Judas Iscariotes
Onde Judas perdeu suas botas eu não sei, mas onde perdeu o juízo foi em Mateus capítulo 26. Judas andava com Jesus, mas seguia a Satanás.

Sobre as crises do mundo contemporâneo
Em tempos como esses devemos nos lembrar que sempre existiram tempos como esses.

Sobre os livros
Tenho a dizer o mesmo que Rui Barbosa: “Um livro é um mudo que fala, um surdo que responde, um cego que guia, um morto que vive”.

Sobre gírias e expressões antigas
Não entendo bulhufas.

Sobre os seres humanos
O ser humano quis ser Deus e pôs tudo a perder, mas Deus tornou-se humano e pôs tudo a vencer. Além disso, concordo com Roberto Gómez Bolaños, o Chaves: somos todos mamíferosporque viemos da nossa mãe. Se fossemos gerados pelos nossos pais seríamos papíferos.