Translate

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

O estado da passividade


Você já deve ter ouvido algo como: "Você precisa estudar / trabalhar / exercitar-se / ir à igreja / arrumar seu quarto" e ter respondido: "Mas não estou com vontade!" Muitas pessoas, mesmo aquelas que crêem em Deus, são tão passivas em sua maneira de viver que a meta ausência de vontade é tudo de que elas precisam para impedí-las de fazer o que deveriam fazer. Elas vão à igreja quando sentem vontade. Elas louvam a Deus somente quando as emoções estão em alta. Elas dão algum tempo ou dinheiro para ajudar alguém somente quando estão se sentindo generosas.
 Efésios 4:27 alerta que não devemos dar "lugar ao diabo", mas muitas pessoas não percebem esta verdade vital: um espaço vazio é um lugar.
Em outras palavras, uma mente passiva é como uma fortaleza desguarnecida. O inimigo pode facilmente invadi-la e vencer a batalha por sua mente. Satanás não precisa, necessariamente que sua mente seja corrompida e cheia de pensamentos ruins, motivações impuras e mentiras. Uma mente preguiçosa e desocupada já o satisfaz.
Por exemplo, uma pessoa pode dizer a si mesma:" Estou agindo muito bem. Não penso coisas ruins sobre os outros e não critico ninguém, e assim eu me protejo." O problema com esse tipo de pensamento é que existem os pecados agressivos, pecados de ação, e existem  os pecados passivos, pecados de omissão. Palavras duras e odiosas têm estragado muitos relacionamentos, mas casamentos e amizades também têm sido destruídos pelo silêncio frio, ou seja palavras amáveis e saudáveis que nunca foram pronunciadas. Se você tem uma tendência à passividade, tome a iniciativa. Tome uma atitude. 
Não fique simplesmente esperando que as coisas melhorem por si mesmas ou à medida que você amadurece. Tome decisões. Assuma compromissos. Planeje-se a evitar o pecado. Se você quer desfrutar a boa vida que Deus planejou para você, mantenha sua mente concentrada em boas coisas. Não deixe pensamentos prejudiciais rastejarem para sua mente e nem brinque com eles se surgirem.
Se você verdadeiramente deseja vitória sobre seus problemas, deve ter uma atitude, não apenas um desejo. Seja ativo, não passivo. Você agirá da forma certa quando pensar da forma certa. Não seja passivo em sua mente. Comece a escolher pensamentos certos imediatamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário