"Ninguém,
pois, vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa de dias de festa, ou
de lua nova, ou de sábados, que são sombras das coisas vindouras; mas o corpo é
de Cristo" (Cl 2:16-17)
Minha
única esperança com este estudo é trazer maior esclarecimento e paz aos que,
como eu, também não guardam o sábado. Se você é cristão e guarda o sábado, nem
perca seu tempo lendo esse artigo, a não ser que esteja em dúvida quanto à sua
prática.
Começarei
analisando os argumentos geralmente usados para se defender a guarda do sábado
e porque não os aceito como justificativa. A seguir, apresentarei as 11 razões
que encontro na Bíblia para não se guardar o sábado, concluindo com uma palavra
de paz, que espero não ser mal interpretada.
ARGUMENTOS USADOS ERRONEAMENTE COMO JUSTIFICATIVA
PARA SE GUARDAR O SÁBADO
v Dizem que, como o Sábado está nos dez
mandamentos, deveríamos guardá-lo
Quando
Jesus foi questionado a respeito de qual seria o maior mandamento, ele não
mencionou nenhum dos dez mandamentos (Mt 22:36-40). Mesmo assim, os sabatistas
contra-argumentam, dizendo que o primeiro e maior mandamento mencionado por
Jesus seria o resumo dos quatro primeiros 10 mandamentos e que o segundo
mencionado por Jesus seria o resumo dos outros seis mandamentos. Mas esta
interpretação não se encaixa no contexto do ensino de Cristo. O que Jesus
estava ensinando é que não se pode amar a Deus sem amar ao próximo, por isso
ele disse que o segundo maior mandamento é semelhante ao primeiro. João, o
apóstolo, muito bem esclareceu isso em sua epístola (1 Jo 4:20). Ao final do
seu ministério público o Senhor resumiu estes dois maiores mandamentos num
único mandamento: "amai-vos uns aos outros assim como eu vos amei"
(Jo 13:34; 15:12).
v Dizem que, se os apóstolos guardaram
o sábado, deveríamos fazer o mesmo
Os
sabatistas usam os seguintes textos: Atos 13:42,44; 17:2; 18:4. Mas nenhum
destes textos, ou qualquer outro, declara que os apóstolos guardavam o sábado.
Estas passagens apenas contam que Paulo também pregava no sábado. Mas isso
ocorria porque ele estava usando a estratégia de pregar nas sinagogas, as quais
tinham maior contingente no dia de sábado. Quando ele foi proibido, mudou de
estratégia e passou a pregar todos os dias na escola de Tirano (At 19:8-10).
Além disso, há outras passagens que enfatizam reuniões cristãs ocorrendo no
primeiro dia da semana, que é o domingo (At 20:7; 1Co 16:1-2).
v Dizem que, como as discípulas
guardaram o sábado, deveríamos também fazê-lo
Usam
o texto das mulheres que prepararam especiarias e ungüentos para embalsamar o
corpo de Jesus e que "no sábado repousaram, conforme o mandamento"
(Lc 23:56). Mas, o texto refere-se ao mandamento da Moisés, não de Cristo.
Aquelas mulheres eram judias e estavam em Jerusalém, portanto, se não
guardassem o sábado seriam apedrejadas (Ex 31:14-15). Risco que, aliás, Jesus
também correu (Mc 3:2-6; Jo 5:16-18).
v Dizem que, se Jesus guardou o sábado,
deveríamos seguir seu exemplo
Usam
o seguinte versículo: "Indo para Nazaré, onde fora criado, entrou, num
sábado, na sinagoga, como era seu costume, e levantou-se para ler." (Lc
4:16) Apesar deste versículo não dizer que Cristo guardava o sábado, Jesus foi,
de fato, o último homem — e também o único — a guardar toda a lei (Rm 10:4). E
não poderia ser diferente, pois se Jesus não cumprisse toda a lei, ele não
poderia nos justificar de nossos pecados. Ninguém mais, além de Jesus, conseguiu
guardar toda a lei (Jo 7:19; Hb 4:15). Ele cumpriu a lei para nos resgatar da
mesma (Gl 4:4-5; Rm 15:8-9; Cl 2:14). No entanto, Jesus permitiu que seus
discípulos trabalhassem no sábado, como veremos mais adiante. É importante
entender que Jesus não guardou o sábado para que seguíssemos o exemplo de
guardar o sábado, mas o exemplo de amar o próximo (Gl 5:13-14). Ele se
sacrificou guardando toda a lei por amor a cada um de nós, para que fôssemos
libertos desse jugo da lei de Moisés. A lei serviu para nos mostrar o quanto
estamos distantes do padrão de Deus, destruindo nosso orgulho, provando que
todos somos pecadores, que todos necessitamos ser justificados em Cristo (Gl
3:22-24).
POR
QUE UM CRISTÃO NÃO DEVE GUARDAR O SÁBADO
1 - A guarda do sábado faz parte de
um pacto entre Deus e o povo israelita.
"Os filhos de Israel guardarão o
sábado, celebrando-o nas suas gerações por aliança perpétua. Entre mim e os
filhos de Israel será ele um sinal para sempre; pois em seis dias fez o Senhor
o céu e a terra, e ao sétimo dia descansou e tomou alento" (Ex 31:16,17 e
também Dt 5:1-3,12; Ez 20:10-12)
2 - A guarda do sábado não existia
antes da lei de Moisés.
"E ao homem disse: Porquanto
destes ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei dizendo:
Não comerás dela; maldita é a terra por tua causa; em fadiga comerás dela todos
os dias da tua vida" (Gn.3:17).
3 - A lei de Moisés foi cumprida por
Jesus Cristo, que a superou com a lei do amor.
"O fim da lei é Cristo para
justiça de todo aquele que crê." (Rm 10:4)
"mas o entendimento lhes ficou
endurecido. Pois até o dia de hoje, à leitura do velho pacto, permanece o mesmo
véu, não lhes sendo revelado que em Cristo é ele abolido" (2Co 3:14). O velho
pacto é a antiga aliança de Moisés, com suas ordenanças, que em Cristo foi
abolida (Ef 2:14-15). "Ninguém, pois, vos julgue pelo comer, ou pelo
beber, ou por causa de dias de festa, ou de lua nova, ou de sábados, que são
sombras das coisas vindouras; mas o corpo é de Cristo" (Cl 2:16-17). Os
sabatistas dizem que a palavra "Sábado" em Cl 2:16-17 não se refere
ao sábado semanal, mas aos anuais ou cerimoniais (Lv 23). Isso não é verdade,
pois:
3.1) Sábados anuais ou cerimoniais já
estão inclusos na expressão "dias de festa".
3.2) A palavra grega usada neste
texto é "sabatton" que em outras 59 passagens do NT se referem ao dia
de sábado. Por que somente em Cl 2:16 seria diferente?
3.3) Se Paulo estivesse falando do
sábado anual, ele deixaria isso bem esclarecido.
4 - Estamos em um novo e melhor
concerto, ou aliança.
"Mas agora alcançou ele (Jesus)
ministério tanto mais excelente, quanto é mediador de um melhor pacto (aliança
ou concerto), o qual está firmado sobre melhores promessas" (Hb. 8:6).
Cristo instituiu uma nova aliança (Mt.26:28) que aprofundou os mandamentos da
antiga, baseando-as no amor (Jo13:34;15:12,17; Rm 13:8-10; Gl 5:13-14; Tg 2:8).
A lei dizia: "olho por olho, e dente por dente". Jesus disse:
"não resistais ao mal; mas se qualquer te bater na face direita,
oferece-lhe também a outra" (Mt 5:38-39). Esta é uma mudança baseada no
amor (Mt 5:46), que não exclui a lei (Mt 5:18) mas a transforma em lei do
Espírito da vida (Rm 8:1-2). Quanto ao Sábado, a Lei dizia que deveria ser
guardado e santificado (Ex 20:8), mas no novo pacto quem precisa ser guardado e
santificado é o povo de Deus, não só em um dia da semana, mas nos sete. Isso é
pelo fato do Sábado ser feito para o homem e não o homem para ser escravo do
Sábado (Mc 2:27-28).
5 - O Sábado foi feito para o homem,
não o homem para o Sábado.
"O sábado foi feito para o
homem, não o homem para o sábado; porque o Filho do homem é Senhor até do
sábado." (Mc 2:27-28) Jesus chamou a si mesmo de Senhor do sábado, ou
seja, ele está acima do Sábado. Quem está em Cristo já entrou nesse descanso
(Mt 11:30; Hb 4:3).
6 - Jesus permitia que seus
discípulos trabalhassem no sábado
"E sucedeu passar ele num dia de
sábado pelas searas; e os seus discípulos, caminhando, começaram a colher
espigas." (Mc 2:23) Os discípulos estavam violando a lei e não há como se
negar isso. Os fariseus, ao perceberem a infração, questionam Jesus. Porém o
Senhor defendeu os discípulos, ao invés de condená-los (Mc 2:23-28).
7 - Os sacerdotes podiam violar o
sábado e em Cristo também somos sacerdotes
"Ou não lestes na lei que, aos
sábados, os sacerdotes no templo violam o sábado, e ficam sem culpa? Digo-vos,
porém, que aqui está o que é maior do que o templo." (Mt 12:5-6) "e
nos fez reino, sacerdotes para Deus, seu Pai" (Ap 1:6a e também 1Pe2:5,9)
8 - Dentre os dez mandamentos, apenas
o que trata do sábado não é mencionado no NT
Todos os outros nove mandamentos são
repetidos no Novo Testamento, como se vê: Adorar somente a Deus (50 vezes);
contra idolatria (12 vezes); não tomar em vão o nome de Deus (4 vezes); honrar
os pais (6 vezes); não matar (mais de 7 vezes); não adulterar (12 vezes); não
furtar (6 vezes); não dar falso testemunho (4 vezes); não cobiçar (9 vezes).
Mas o mandamento de guardar o sábado não é ordenado em parte alguma dos quatro
evangelhos, nem no livro de Atos, nem nas epístolas, nem no apocalipse. No
período neo-testamentário milhares de gentios converteram-se a Cristo. Se
guardar o sábado fosse realmente necessário, não é óbvio que Paulo, o apóstolo
dos gentios, teria ensinado isto aos novos convertidos? E em At 20:27 Paulo
declara nunca ter deixado de anunciar todo o conselho de Deus. Logo, se conclui
que a guarda do sábado não é aconselhada por Deus.
9 - O sábado não pode ser guardado em
todo lugar do planeta
De acordo com as instruções em Lv
23:32, o sábado deveria ser guardado de um pôr-do-sol até o outro. Mas, devido
à inclinação do eixo da Terra, há muitos lugares no planeta em que o sol não se
põe durante semanas e até mesmo meses! Isto acontece em determinadas estações
do ano naquelas cidades. Como podem seus habitantes guardarem o sábado neste
período? É impossível. Portanto, fica esclarecido que a guarda do sábado era um
mandamento apenas para os israelitas. Este mandamento é inconciliável com a
ordem do Senhor de fazer discípulos em todo o mundo.
10 - Os gentios convertidos não foram
obrigados a guardar o sábado
Os sabatistas ensinam que não haverá
salvação para quem não guardar o sábado. O capítulo 15 de Atos também conta a
respeito de judeus convertidos que ensinavam ser necessário aos gentios
observar a lei de Moisés para serem salvos (At 15:5). A questão foi tão
polêmica que Paulo e Barnabé viajaram à Jerusalém para encontrar-se com os
apóstolos a fim de saber a posição destes a respeito. A conclusão de Pedro foi:
"Agora, pois, por que tentais a Deus, pondo sobre a cerviz dos discípulos
um jugo que nem nossos pais nem nós pudemos suportar? Mas cremos que somos
salvos pela graça do Senhor Jesus, do mesmo modo que eles também." (At
15:10-11) Tiago asseverou: "Julgo que não se deve perturbar aqueles,
dentre os gentios, que se convertem a Deus, mas escrever-lhes que se abstenham
das contaminações dos ídolos, da prostituição, do que é sufocado e do
sangue." (At 15:19-20) Como se vê, nesta lista não entrou a guarda do
sábado. Não teria sido esta uma ocasião imperdível para se ensinar o quarto
mandamento? Por que não o fizeram? Simplesmente porque este era um estatuto
para os israelitas, não para todo o mundo.
11 - Os que guardam o sábado
atualmente, ou agem com hipocrisia, ou ignoram como se deve guardá-lo
O livro de Êxodo ensina como se devia
guardar o sábado. Não se devia acender fogo (Ex 35:3), não se podia sair de
casa (Ex 16:29), deveria se obrigar todos os que estivessem dentro de suas
casas a também guardar o sábado (Ex 20:10) e, obviamente, não se podia obrigar
outra pessoa a trabalhar em seu lugar. No entanto, nenhum destes preceitos
bíblicos são observados pelos atuais sabatistas. Há, inclusive, reuniões em
suas igrejas no sábado, para os quais muitos vão de ônibus, obrigando
motoristas a trabalharem para eles. Até mesmo o simples uso da eletricidade no
sábado seria condenável, pois obriga funcionários da companhia de energia a
trabalhar no sétimo dia.
Conclusão
Como
devemos tratar um cristão que insiste em guardar o sábado? Com misericórdia,
pois ainda que não seja necessário guardar o sábado, tal pessoa não o faz por
mal, mas por falta de esclarecimento, pensando estar com isso agradando a Deus.
Não devemos discutir com eles, pois a questão não é guardar ou não guardar o
sábado, mas o ser uma nova criatura em Cristo. Por isso Paulo não condena tal
pessoa, mas a vê como alguém "débil na fé", que ainda não compreendeu
plenamente nossa liberdade em Cristo.
"Acolhei
ao que é débil na fé, não, porém, para discutir opiniões. Um crê que de tudo
pode comer, mas o débil come legumes; quem come não despreze o que não come; e
o que não come não julgue o que come, porque Deus o acolheu. Quem és tu que
julgas o servo alheio? Para o seu próprio senhor está em pé ou cai; mas estará
em pé, porque o Senhor é poderoso para o suster. Um faz diferença entre dia e
dia; outro julga iguais todos os dias. Cada um tenha opinião bem definida em
sua própria mente. Quem distingue entre dia e dia para o Senhor o faz; e quem
come para o Senhor come, porque dá graças a Deus; e quem não come para o Senhor
não come e dá graças a Deus." (Romanos 14.1-6)
Concordo com quase tudo no texto, mas dizer que o sábado é da Lei de Moisés é que não. Pois em Gênesis 1 já fala que o sétimo dia é sagrado. E isso vem bem antes de Moisés.
ResponderExcluirPorque Deus santificou o sétimo dia? E o que santificou continua santificado? Por que é específico o sétimo dia?